sexta-feira, 5 de março de 2021

Frustrações na infância: como ajudar seu filho a lidar?

Inevitavelmente, frustrações na infância ocorrerão. Mesmo que tentemos protegê-los de frustrações evitáveis, haverá outras que não poderemos evitar, e também não devemos, já que elas também ensinam lições valiosas.

No entanto, algo essencial para poder ajudá-los é reconhecer as causas das frustrações na infância, para que eles possam identificar o motivo que as causa. 

No caminho para sua própria independência, a criança experimentará situações que não será capaz de controlar e criará frustração. Muitas delas podem ser evitadas, mas outras inevitavelmente aparecerão em seu caminho. 

As frustrações são causadas por necessidades ou impulsos não atendidos e fazem parte do crescimento natural da criança. 

Elas podem se tornar ensinamentos, mas muitas experiências frustrantes podem prejudicar sua autoestima e fazer a criança perder tempo e energia em explosões de fúria.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as frustrações na infância, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais são os principais tipos de frustrações na infância?

Frustração causada por adultos

Quando a criança quer fazer algo e os adultos a impedem de fazer, é frustrante para ela. Os adultos e, em maior medida, os pais, podem frustrar uma criança com muita facilidade, impedindo-a de fazer as coisas que consideram que não estão certas ou não deveriam fazer.

Se algo for perigoso para a criança, como colocar o dedo em uma tomada, é claro que vamos impedi-la, mesmo que ela fique frustrada e chore, porque as consequências dela fazer isso são muito sérias. Mas muitas outras vezes dizemos “não” por motivos rasos, frustrando as crianças sem motivo.

As crianças, devido à sua própria imaturidade, não são capazes de tolerar muita frustração. Uma criança constantemente pressionada e controlada se sente cercada, sem liberdade para agir, e será defensiva reagindo com má conduta.

No entanto, pequenas doses de frustração as fazem crescer. Se elas tiverem o apoio e o carinho dos pais para superá-las, as frustrações se transformam em um ensinamento positivo, a criança aprende com elas e é fortalecida para correr o risco de experimentar novas frustrações.

A chave é tentar evitar frustrações desnecessárias e apoiá-las quando surgirem frustrações inevitáveis.

Frustração causada por outras crianças

As crianças pequenas ainda são incapazes de se colocar no lugar umas das outras. Uma criança não pega o brinquedo de outra para fazer o mal, mas porque está interessada no brinquedo e é incapaz de entender os sentimentos da outra criança. O mais dominante ficará com o brinquedo enquanto a outra possivelmente começará a chorar.

A infância é um estágio em que a criança é egocêntrica por natureza. Isso parece um sinal de egoísmo em adultos, mas em crianças faz parte de seu crescimento.

Ela se preocupa consigo mesma, e não é ruim que ela seja porque está desenvolvendo sua própria autoestima e personalidade e precisa se reafirmar. 

O brinquedo que ela gosta será para ela, porque ela só pensa sobre isso, pelo menos até os três ou quatro anos de idade, quando elas começarem a socializar e interagir com outras crianças de uma maneira mais empática.

A partir dessa idade, sua visão egocêntrica do mundo ao seu redor começa a se expandir e ela se preocupa mais com as emoções de outras crianças.

Mas as habilidades sociais se desenvolvem com a prática, isso não acontece da noite para o dia, e elas precisam de nós nessa prática. 

Portanto, os pais devem orientá-las para ajudá-las a tolerar melhor as frustrações causadas por outras crianças e agir como mediadores de conflitos, sempre através do afeto e ajudando-as a encontrar uma solução pacífica.

Frustração causada por objetos

A criança começa a descobrir que há coisas que ela não pode fazer sozinha, como colocar uma meia sozinha ou encaixar uma peça em um quebra-cabeça, e isso muitas vezes lhe causa frustração. Os objetos, como acontece com as pessoas, nem sempre se comportam como ela quer.

Sua maturidade, coordenação e força muitas vezes pregam peças nela. No entanto, as frustrações que a criança experimenta com objetos são muito educacionais. É na exploração, na perseverança das tentativas que a criança consegue entender melhor o mundo ao seu redor.

Sem dúvida, é uma forma de aprendizado. Começa a descobrir as coisas das quais ele é capaz e não é capaz de fazer.

Quando a frustração causada pelo objeto o domina, é necessário que os adultos intervenham oferecendo sua ajuda. Não significa fazer as coisas por ele, mas dar-lhe uma pequena ajuda que lhe permitirá ter sucesso em seu esforço.

Voltando ao exemplo da meia: não faz sentido para nós colocá-las, porque assim ela não aprenderá a fazer isso sozinha e continuará frustrado toda vez que tentar. Apenas ajude-a um pouco (passar o calcanhar é o que geralmente custa mais) independentemente dela acabar com a meia virada ou uma de cada cor.

Frustração causada por idade ou tamanho

É uma frustração que aparece quando a criança não faz algo que exige mais do que pode oferecer para sua idade ou tamanho. 

Ainda é muito pequeno para fazer coisas que os adultos fazem, como abrir a porta ou andar de bicicleta. A criança não está ciente dessa deficiência e está desapontada por não ter sucesso.

É por isso que é tão importante oferecer os brinquedos certos para o seu estágio de desenvolvimento. Através de brinquedos, as crianças aprendem.

Tudo o que colocamos à sua disposição deve ser adaptado às suas habilidades, tanto físicas quanto mentais, e ao seu estágio de crescimento. A criança tem que se sentir capaz, forte e poderosa em seu pequeno mundo.

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