quinta-feira, 10 de agosto de 2023

DA BREVIDADE DA VIDA

Ontem mais um encontro na biblioteca Municipal de Tavira, com os leitores do Clube de Leitura em Tavira. O livro escolhido foi; Da Brevidade da Vida, do escritor e filósofo Séneca.
Mas apara falar de Séneca,  não podemos deixar de falar do estoicismo que é uma escola de filosofia helenística fundada por Zenão de Cítio na Grécia, em Atenas, no início do Século III a.C.
É uma filosofia de eudaimonia e virtude pessoal, baseada num sistema sustentado pela lógica e pela prática de virtudes cardinais como forma de atingir uma vida ética de acordo com a natureza.

Entre as bases estoicas destacam-se;

  • O autocontrole das emoções como via para a apatheia;
  • A indiferença ao prazer;
  • A valorização da virtude;




Os 08 princípios fundamentais do estoicismo são:
  1.  Preocupe-se apenas com as coisas que você tem controle;
  2. Entenda que você é a única fonte das suas emoções;
  3. Faças as coisa, e não fique só nas palavras;
  4. Esteja no presente; porque o passado você não tem controle e futuro ainda não chegou;
  5. Mantenha as suas expectativas razoáveis,  porque as expectativas em excesso, podem levar a desilusão;
  6. Seja Virtuoso;
  7. Encare os obstáculos como parte do caminho a ser conquistado;
  8. Seja Grato!
É curioso, que enquanto numa filosofia "coaching positivo" em que alguns conceitos, são apresentados como se fossem ideias novas,  já os grandes filósofos debatiam essas questões muito antes de cristo! Um deles é o Lúcio Anenu Séneca. Vamos falar um pouco mais sobre ele?

Lúcio Aneu Séneca (português europeu) ou Sêneca (português brasileiro) (em latimLucius Annaeus SenecaCordoba, ca. 4 a.C. – Roma65) foi um filósofo estoico e um dos mais célebres advogadosescritores e intelectuais do Império Romano.
Conhecido também como Séneca (ou Sêneca), o Moçoo Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estoico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista.

A notável apresentação do pensamento moral e social do estoicismo, também é um contributo para espiritualizar e humanizar um sistema frio e irrealista prometendo uma introspeção e os benefícios de uma vida interior. 
No livro Da brevidade da Vida, Séneca aborda questões sobre a rapidez com que a vida humana passa, e como as pessoas devem aproveitara-la da melhor forma possível.
Uma das grandes questões é porque os sentimentos de que a vida é curta, e ao mesmo tempo, quando olhamos para passado, surpreendemos com a quantidade coisas que conseguimos fazer.
Se quiser saber mais sobre essa notável figura, clique aqui:  OFICINA DO LIVRO com Edmar Silva: Séneca (levasmecontigo.blogspot.com)

Aproveitamos para inteirar os nossos leitores um pouco mais sobre o livro que estamos a trabalhar no clube de leitura neste momento.  

No livro “Sobre DA Brevidade Da Vida”, Sêneca expõe o que ele acredita caber dentro de uma vida, que, segundo ele, não deve ser medida por tempo, nem pelas riquezas adquiridas ou gastas, nem pela trajetória ou legado. A vida vivida é aquela que leva um homem a morrer em paz, pois quando se chega aos últimos instantes de luz, é que se sabe o valor da vida.

Os ensinamentos de Sêneca serão interpretados de maneiras diferentes para cada autor que se encontrar com essa obra, por isso torna-se injusto responder por ela, até porque os seus pensamentos ainda estão vivos e ecoando por eras afins, e nesse momento são tão atuais quanto se tivesse sido escrito nessa mesma noite de agora.

As ideias de um homem que viveu muitas vidas em uma só, na incessante busca por viver a melhor vida possível, tratam também de um convite que é tantas vezes recusado por todos: o de olhar para dentro de si. Talvez, a confusão causada pela pressa e pela ansiedade, ou talvez por conta do vazio existencial, quem sabe por conta dos mistérios da natureza humana, tudo isso pode fazer de um homem um desesperado. Pode ser que o inferno esteja no próprio homem, mas como descobrimos com Dante Alighieri, é preciso atravessar o inferno para chegar ao paraíso, e a única certeza, afinal, é que no final todos morrerão, estando em paz ou não.

Para assimilar o conhecimento, o livro  consolida em 03 partes:

  1.  Importância de valorizar o tempo e não desvaloriza-lo com atividades inúteis;
  2. Sobre a morte, como ela dever encarada como parte natural da vida;
  3. A importância do SABER de ser um sábio para viver bem.
Se quiser saber mais sobre essa obra, convidamos para ler o livro e partilhar as suas ideias connosco.
Para isso, estamos todas as SEGUNDAS quarta-feira do mês na Biblioteca Municipal de Tavira.
Convidamos a todos para participar do nosso clube de leitura,
Agradecemos a Equipa da Biblioteca Municipal de Tavira que estão sempre disponíveis para os nossos projetos da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário