quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Elmer

Como sabem na oficina do livro do Ginásio do Eu temos a intenção de trabalhar valores através de histórias.
Este mês o “Elmer” de David Mckee vem ensinar-nos que não temos que ser todos “cinzentos”, que somos todos diferentes, especiais e devemos respeitar a diferença!
O Elmer é um elefante feito de retalhos de várias cores, é um elefante que não tem cor de elefante, mas vive numa manada feliz e pode dizer-se que o primeiro sorriso era quase sempre provocado por ele!
Mas o Elmer não tinha cor de elefante, era diferente e sentia-se diferente. Então numa noite de demasiados pensamentos, pensamentos soltos na cabeça e sem organização, o Elmer começou a sentir-se farto que se rissem dele por ser um elefante às cores, e decidiu ir embora!
O Elmer procurou pela floresta um arbusto de bagas cor de elefante e usou a sua tinta para ficar parecido a qualquer outro elefante.
Já com cor de elefante Elmer voltou para a manada sem ser reconhecido. Mas Elmer também não reconhecia o comportamento da manada, estavam sossegados, sérios, silenciosos e quietos.
Elmer tinha cada vez mais vontade de rir e decidiu pregar-lhes uma partida... foi logo reconhecido e todos começaram a rir. Aí Elmer percebeu que a sua manada não se ria de si, mas que eram a suas brincadeiras e alegrias que os tornavam mais felizes...
Enquanto os elefantes riam começou a chover e o Elmer voltou a ficar com os seus retalhos coloridos. Depois desse dia ficou combinado celebrar todos os anos o dia do Elmer: um dia em que todos os elefantes se devem enfeitar e o Elmer se pintará cor de elefante!
Nesta aula além da introdução ao tema e leitura da história cada criança pintou o seu elefante para o dia do Elmer!
Para a semana mais actividades com o elefante Elmer e os desenhos pintados...

Sem comentários:

Enviar um comentário