Esse é um projeto de leitura organizado pela empresa Ninhos e com parceria da Casa do Caminho. O Ginásio do Eu tem por objetivo de promover o gosto pela leitura, desafiar os participantes a criatividade e o espírito critico do saber. Como base o livro, as oficinas são desenvolvidas por diversos profissionais com formação em várias áreas no sentido de complementar a leitura e dar asas a imaginação. São 04 oficinas por mês: Oficina do Livro, Oficina do Corpo, Oficina da Mente e a Oficina do Brincar.
Na oficina do livro são desenvolvidas sessões de contos, de leitura, sempre apoiado num tema mensal para desenvolver as outras oficinas do Ginásio do Eu. Através desta oficina os participantes abrem o leque da leitura com as fantásticas historias apresentadas.
Na oficina do corpo, são desenvolvidas várias técnicas para estimular as perceções sensoriais no sentido de conhecer o melhor o corpo.
Na oficina da mente, através de técnicas da meditação e relaxamento, os participantes têm a oportunidade de interiorizar as informações apresentadas nas outras oficinas no sentido de apaziguar a mente.
Na oficina do Brincar as brincadeiras são indispensáveis na formação do carater da criança. Para além de se conhecer a si própria e ao mundo que está a sua volta, o brincar, contribui para o processo da aprendizagem, facilitando a autonomia e a criatividade. É importante que a criança tenha o seu tempo e o espaço para estimular o prazer de observar o despertar das suas emoções.
Através destas oficinas, o Ginásio do Eu, oferece essas quatro oficinas mensais para as instituições que trabalham com crianças de todas as faixas etárias.
No ano letivo de 2018/2019 vamos desenvolver os seguintes temas nas escolas e infantários em Tavira:
Outubro e Novembro de 2018: O tema escolhido foi sentido de trabalhar as relações dos afetos entre as crianças co os livros: Sara tem um grande Coração, No meu Coração pequenino e o livro Je Sui.
Dezembro de 2018: Na sequencia no tema anterior, o livro O Homem que amava caixa, mostra as diferentes formas de demostrar os afetos.
Janeiro de 2019: Aceitar as diferenças entre as pessoas nem sempre é uma tarefa fácil quando estamos cristalizados nas velhas crenças. Os livros O Elmer e o Patinho feio são destaques no tema de janeiro.
Fevereiro de 2019: O tema deste mês, propõe uma reflexão sobre a capacidade de aceitar as mudanças que a vida nos exige, quando não estamos com a mente aberta. Os livros Quem mexeu no meu queijo e o livro Amélia quer um cão, dão nos resposta para olharmos para os desafios da vida com leveza e persistência.
Março de 2019: O dia que o mar desapareceu do autor José Fanha e o livro "A cidade que queria viver no campo" do autor Pedro Seromenho, são destaque para as questões ambientais e como olhamos para a natureza.
Abril e Maio de 2019: Sensibilizar os participantes para o universo da reciclagens da natureza mas também das emoções, são os nossos desafios para os meses de abril e maio.
Junho de 2019: O papel dos avós nos dias de hoje, de acordo com os estudos realizado pela fundação Gulbenkian mostra que os avós assumem uma responsabilidade que antes não tinham. O tempo atravessa as gerações e os afetos são os mesmos através laços sanguíneo. O convívio dos netos com os avós nos tempos de hoje trazem uma estabilidade emocional que é de extrema importância para o aconchego familiar. Os livros "Avós e o livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes do autor Mem Fox, resgatam as memorias do nosso passado para os dias de hoje no intuito de reforçar os afetos entre as gerações.
Ao longo dos próximos meses até o final de junho, pretendemos percorrer os infantários e escolas com o objetivo de dar a conhecer as nossas ofertas educativas.
Não percam o nosso percurso!
Sem comentários:
Enviar um comentário