quarta-feira, 26 de abril de 2017

Espelho, espelho meu, somos diferentes ou somos iguais?

Em frente ao espelho temos a capacidade de ver as nossas diferenças e, quando isso acontece podemos estabelecer uma relação de empatia com o outro. Estar em frente ao espelho por vezes mostra-nos quem realmente somos. À medida que deixamos cair algumas máscaras conseguimos ver que as nossas diferenças estão tão intrínsecas no outro como em nós mesmos. A diferença pode deixar de existir quando nos sentimos especiais olhando para o outro como se fosse o nosso próprio espelho. Nesta Oficina há de 30 livros que abordam o tema da multiculturalidade.
Convidamos as crianças a entrar no universo dos espelhos através de vários livros deixando que a imaginação seja o principal ingrediente na perceção do outro. Baseado em 4 tópicos, as sessões tem como objetivo  despertar as nossas consciências onde só podemos existir se o EU, o Tu, o Ele e o Nós  tiverem na mesma sintonia.
Eu e o Espelho É uma sessão com vários contos abordando o despertar do "eu e das nossas diferenças" inseridas no meio onde vivemos. Em frente ao espelho realçamos as nossas qualidades para viajar no universo das histórias.
Tu e o Espelho É uma sessão com histórias onde o "tu” é aquele lê, e o espelho são os “ouvintes". Tem por objetivo despertar a capacidade do "ouvir, sentir e respeitar" o outro.
Ele e o Espelho  – É uma sessão onde cada criança se vê num personagem, o que tem em comum com o outro.
Nós e o Espelho - As diferenças podem deixar de existir, quando compreendemos que pertencemos a uma mesma família.

Metodologia:
Esta Oficina é divida em 4 sessões de uma hora e meia. Na primeira sessão,  através de uma exposição de vários livros sobre o tema, são apresentadas várias histórias para as crianças. Depois de construir um pequeno livro as crianças vão personalizá-lo, descobrindo os seus gostos.
Nas sessões seguintes serão desenvolvidas dinâmicas com jogos para que as crianças
Público-alvo:
Alunos das escolas do primeiro ciclo.
    
 




Sem comentários:

Enviar um comentário