
O livro é um jogo desde o nascimento do bebê. Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, de imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos. O livro é, também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde o seu nascimento.
Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida. GuiaInfantil.com encontrou material importante sobre como converter o livro num brinquedo.
Cinco ideias para brincar com um livro:
- O JOGO DAS VOZES
Qualquer conto por pequeno que seja, pode transformar-se num jogo de vozes e ruídos. As mudanças de tons, encantam os mais pequenos; as vozes agudas, as graves, as que imitam as crianças, a uma bruxa, os sons da água, do vento, dos animais... Assim aprendem a identificar os mais distintos personagens: os bons, os maus, os mais jovens ou os mais velhinhos. O certo é que qualquer elemento criativo captará a sua atenção!
Nota: Para crianças de 0 a 8 anos.
Nota: Para crianças de 0 a 8 anos.
- DESENHE A ESTÓRIA
São necessários apenas lápis de cores, cartolinas e um narrador. O jogo consiste em que as crianças representem as sequências do conto: começo, meio e fim. Podem fazer quantos desenhos quiserem. O importante é deixar a sua criatividade livre. Além disso, observando os seus desenhos pode-se aprender centenas de coisas: o que mais as chamam a atenção será o maior, e o que menos gostam ou omitirão ou serão muito pequenos...Ficarão encantados por ter as suas próprias ilustrações dos contos!
Nota: Para crianças de 3 a 8 anos. A partir dos 6 anos também se pode propor que escrevam pequenos textos no rodapé dos desenhos, assim irão construir os seus próprios contos.
Nota: Para crianças de 3 a 8 anos. A partir dos 6 anos também se pode propor que escrevam pequenos textos no rodapé dos desenhos, assim irão construir os seus próprios contos.
- FAZENDO TEATRO
É hora de tirar do baú: um guarda-chuva, umas luvas, colares de plástico, cintos ou um colete. Qualquer roupa antiga será o perfeito disfarce. Também ajudará um set de maquilhagem infantil para caracterizar uns bigodes, uma cicatriz ou para "envelhecer" o semblante. Representarão o seu conto favorito!
Nota: Para crianças de 5 a 8 anos. A partir dos 7 anos também se pode propor que escrevam um pequeno roteiro para adaptar a história do livro.
- O SUPER DETETIVE
Se o que se quer é desenvolver a sua atenção, só tem de se sugerir a eles que sejam um "super detetive". O jogo consiste em buscar pistas secretas: podem ser cores, palavras que comecem por A, ou B, palavras no plural, no masculino, no feminino, palavras que escrevam com H. Pode se estabelecer um limite de tempo ou de palavras e no final pensar em uma grande recompensa...Que tal a sua sobremesa favorita? É fantástico para a ortografia, o vocabulário e a linguagem!
Nota: Para crianças de 7 a 12 anos. Cada detetive tem que ter o seu próprio livro de detetive e uma caneta para poder anotar todas as pistas.Se forem muitas crianças a participarem cada um pode utilizar uma caneta de cor diferente.
- INVENTANDO OUTRO FINAL
Com certeza deve haver algum livro com um final pouco divertido, assim a solução é combinar com toda a família um final perfeito. Cada um apresenta a sua ideia e entre toda a família decidem que "pedaço da história" é o melhor. É uma forma de conversar sobre um livro: os personagens, o contexto, as diferentes situações, etc. O jogo pode se complicar em função da idade dos participantes.
Nota: Para crianças de 5 anos em diante. Este jogo não tem idade e com certeza existem centenas de finais para serem modificados.
Escrito por GuiaInfantil.com Brasil google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Sem comentários:
Enviar um comentário